top of page

Gravar com a câmera do aplicativo faz diferença?

  • Foto do escritor: Marcelo Leite
    Marcelo Leite
  • 6 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura


ree

Muita gente pergunta se gravar com a câmera do Kwai é melhor ou pior para a distribuição do seu vídeo. Vou desvendar de vez esse segredo agora. E isso serve para a câmera de outros aplicativos também: tiktok, instagram etc. Prestem atenção!


Na verdade, não existe a tal câmera do Kwai. Uma vez uma senhora me perguntou como fazia receber a câmera do kwai, se demorava para chegar em casa. Fiquei sem saber o que dizer quando imaginei que ela estava achando que era uma câmera que o aplicativo mandaria para ela gravar em casa. Mas aí eu constatei que tinha muita gente pensando que a câmera do kwai é uma câmera diferente da que você usa para tirar fotos no seu celular. Então, acho importante esclarecer esse primeiro ponto: não. Não é. A chamada câmera do Kwai é a mesma câmera do seu celular só que você aciona de dentro do aplicativo.


Em termos de registro, não faz diferença gravar o vídeo de dentro do aplicativo ou gravar na sua câmera sem estar pelo aplicativo e depois pegar em seu álbum de fotos e postar. Tecnicamente, não existe diferença. ENTRETANTO, há uma diferença quando se trata de edição. E aqui, colocamos um novo elemento nessa equação: edição.


Os aplicativos de redes sociais de vídeos curtos não são feitos para edição, mas tem alguns recursos que permitem fazer uma graça em caso de necessidade. Resumidamente, se você quer uma edição mais trabalhada e complexa, você vai ter que gravar com um aplicativo que seja feito para edição como o CapCut, por exemplo, ou ainda, pode gravar com sua câmera e editar com esse aplicativo. Mas o fato é que não dá para usar os recursos nativos dos aplicativos e obter os resultados de mesma qualidade.


Então, qual é a diferença entre usar o aplicativo de edição do aplicativo ou usar um aplicativo externo para editar e depois postar? Qual é a diferença em termos de distribuição?


Por incrível que pareça, usar a “câmera do Kwai” apresenta uma diferença quando o nicho favorece volume de postagem. Você já deve saber que alguns nichos como registro de vida pedem volume de postagem e eu sempre digo que, nesses nichos, não se obtém êxito postando um vídeo de 3 minutos. Nesse caso, os resultados vêm melhores se postar 12 vídeos de 15 segundos. Pois é nessa situação que a câmera do aplicativo faz toda a diferença, já que permite agilizar o processo de gravar, editar e postar. São vídeos curtos, simples e com pouca necessidade de edição. Isso torna o fluxo dinâmico e facilita gerar quantidade de vídeos.


Mas se o seu nicho não favorece volume, ou seja, não dá para postar muita coisa por dia, seu foco para conseguir engajamento deve ser a qualidade do seu conteúdo. Produza uma boa imagem, uma edição atraente, use e abuse dos recursos que tornam seu vídeo atraente. Pense: você não tem como ter volume, então, tenha diferencial. E esse diferencial virá da sua qualidade edição. Bom, esse é o meu caso. Meu nicho é educacional e como eu não vivo de produzir vídeos invisto em roteiros rápidos, temas em alta e edições atraentes. É assim que consigo romper os ciclos iniciais de distribuição (as chamadas bolhas) e atingir um público cativo que interage comigo.


Resumidamente, se você tem um nicho que precisa de volume, use a câmera do aplicativo e suas ferramentas de edição bem “basiconas”. Entretanto, se o seu trabalho precisa de mais capricho na edição, esquece esse recurso do app e procure um bom aplicativo como o CapCut, InShot, VLLO etc. Sei lá. Qualquer um vai ser melhor.

E quanto à distribuição? Esquece, pois o uso de aplicativo de edição não é uma métrica distributiva. Não interfere em absolutamente nada na sua distribuição. O que distribui seu vídeo é o tempo certo, o tema certo, o roteiro que chama as pessoas para engajarem. Não é a câmera de coisa nenhuma que interfere.


Por fim, conheça o seu nicho profundamente e entenda suas demandas, potenciais, caraterísticas é isso que vai lhe permitir entender qual é a melhor maneira de produzir o seu conteúdo: gravando com a câmera do celular e editando em um aplicativo externo ou fazendo dentro do aplicativo de redes que você usa para postar em seu perfil.


E, se te falarem que só é possível viralizar conteúdo gravando com a câmera do Kwai, saiba que é besteira de gente que não faz a menor ideia de como funciona o sistema de distribuição do algoritmo nem o fluxo de produção de conteúdo. Ignore e esqueça-o.

 
 
 

Comentários


bottom of page