top of page

O algoritmo não gosta de mim. Flopei.

  • Foto do escritor: Marcelo Leite
    Marcelo Leite
  • 9 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura


ree

Recebo dezenas de mensagens toda semana: “professor, estou flopado”, “estou no flop”.. Coisas do tipo. E o mais engraçado, de muita gente (arrisco dizer a imensa maioria) que não faz a ideia do que é flopar, mas ouviu um colega dizer que é ter pouca distribuição de seu vídeo. Assim como viralizar, flopar é um conceito pouco entendido pelos colegas. Mas calma, que vou explicar para você nunca mais sair dizendo coisa que não sabe muito bem o que significa.

Flopar é uma gíria, mas está, talvez, a caminho de se tornar um empréstimo linguístico, uma palavra que pegamos do inglês e, hoje, usamos como um verbo em português. Flopar é usado para falar que algo não atingiu as expectativas do público, não obteve atenção ou não teve o resultado esperado. A palavra deriva do verbo inglês ‘to flop’, que em sua tradução literal significa fracassar, falhar.

Mas como sei que o meu canal está flopado? Na verdade, canais não flopam, vídeos flopam e, numa interpretação mais ampla, acabam derrubando o conjunto. E podemos entender que um canal flopado é aquele que, uma vez postado o vídeo, em um período de 6 a 24 horas, apresenta uma distribuição em torno de 50 visualizações. Isso é um vídeo flopado. Mas por que isso acontece com um vídeo? Para entender por essa questão, vamos falar do processo inicial de distribuição de vídeos.

Quando você posta um vídeo, ele não é distribuído de imediato. Há um período de latência que pode ter de 5 a 15 minutos em que o algoritmo verifica uma série de dados sobre ele: adequação legal (não tem violações às regras), nicho atribuído (de que assunto trata), condições técnicas (não tem defeitos na imagem que comprometam), enfim, é um período de teste antes de começar a distribuir. Nesse momento, é que acontece o gatilho da flopagem que pode se dar por duas razões: falha do produtor do vídeo ou falha do algoritmo.

Falha do produtor ocorre quando o vídeo viola alguma regra técnica (áreas escura ou defeitos de som) ou conduta legal/normativa (vídeo repetido, cópia de conteúdo alheio, por exemplo). Aquele tempo de latência é para que a inteligência artificial (algoritmo) identifique algum problema no conteúdo postado. Se achar, não distribui. Ele nem inicia os ciclos de distribuição. Dessa forma, se os seus vídeos estão nessa situação, a solução é separar todos os que estão assim e verificar se, de acordo com as regras da rede social de vídeos curtos, você violou algo. MAS, se você não violou nada, a história é outra.

O algoritmo é uma ferramenta em constante aprendizagem e ele pode cometer erros. É aí que entra a falha do algoritmo. Como ele está sempre aprendendo, algumas situações podem ocorrer de ele entender um sinal como uma violação. Por exemplo, vídeo com imagem escura e aqueles blanks (áreas escuras acima e abaixo dos vídeos horizontais) como uma repetição de pixel que sinaliza um conteúdo defeituoso. Ele não vai distribuir. Mas não tem defeito. Embora eu sempre diga que edição de conteúdo alheio é um nicho meio furada porque a qualquer momento pode dar problema (não monetizar, ser privado, por exemplo) o referido vídeo não apresenta problemas técnicos, mas o algoritmo entendeu que sim. E aí não distribui mesmo.

E o que você deve fazer? Simples. Tire prints dos vídeos flopados e abra um chamado na Central de ajuda do aplicativo. Insista no chamado. Você vai entrar numa fila de atendimento. E embora, a nossa mãe tenha nos dito que nós somos únicos, você vai entrar numa fila em que a mãe de todo mundo disse que eles também eram únicos. Suas primeiras respostas podem ser automáticas e só sua insistência vai leva-lo ao setor humano de atendimento. Tenha paciência e persistência. Sua demanda é tão importante quanto as das demais pessoas que estão na fila.  

As pessoas têm que entender que as Inteligências Artificiais (IA) estão em constante processo de aprendizagem e falhas tendem a acontecer. Isso é normal. Esses recursos são muito recentes e tudo ainda é testagem. E assim como nós, as IA também precisam de tempo para aprender.

Resumidamente, é isso. Flopar é por volta de 50 visualizações e isso pode acontecer porque você deu bobeira (conheça bem as regras da plataforma e as normas de tolerância zero) ou por que o algoritmo cometeu uma falha de leitura na fase inicial do seu conteúdo. Essa avaliação depende de você estar atento ao que posta e como posta. Aprenda sempre sobre a atividade de produção de conteúdo. Isso vai te dar um norte.

E para de dizer que seu vídeo com 300 visualizações está flopado... NÃO! Isso não é flopado. Isso é baixa distribuição, um assunto bem mais complexo porque envolve a compreensão do que é ciclo de distribuição, como o algoritmo faz isso e de conceitos como alinhamento de métricas. É uma temática mais longa que vou tratar em várias partes nos próximos textos.

 
 
 

Comentários


bottom of page