O que ninguém te conta sobre contratos de criadores
- Marcelo Leite
- 6 de abr. de 2024
- 3 min de leitura

O sonho de todo mundo aqui é o tão desejado contrato. As pessoas ficam desesperadas procurando o nicho em alta e as dicas milagrosas para viralizar, mas acabam decepcionadas quando descobrem que não existem as dicas nem o nicho que vai colocar o seu conteúdo na berlinda da noite para dia. Mas elas seguem sua busca e um dia conseguem o contrato.
Aí, elas fazem vídeo comemorando agradecendo e fazendo trends de gratidão. Legal. Parabéns. Agora, vamos aos momentos seguintes: as visualizações despencam e os colegas descobrem que só ganham com vídeo que atingem mais de 10K mesmo no sistema de RPM (recebimento por mil visualizações). E tem mais, só se paga a partir disso e, no caso do Kwai, só monetiza as visualizações em 7 dias. Passou daí, aquele vídeo não monetiza mais.
Aí, é choro, decepção e um monte de vídeos falando mal do Kwai. E ninguém entende por que isso acontece. Mas se você chegou aqui (e passou por isso), lamento dizer que não tenho como aplacar sua frustração, mas posso te explicar qual é a possível razão desse momento de expectativas frustradas. Vamos lá.
Primeiramente, o que contrata é engajamento de conteúdo. Então, não adianta sair em busca do milagre e de uma legião de mentirosos no aplicativo que saem batendo na mesma tecla de hashtags mágicas e macetes que para viralizar e gerar engajamento. Isso não existe. O que viraliza e gera esse engajamento se baseia em duas coisas: assunto e formato, ou seja, tema em alta + o formato ideal. Pronto. Resolvido. Não. Não está resolvido. Conseguir essas condições é algo que requer muito aprendizado, muita prática. Possivelmente, muito mais do que você está disposto a dedicar.
Resta ainda uma dúvida: por que as visualizações de todo mundo caem depois do contrato? Bom, basicamente porque os filtros apertam e aí entra um novo personagem nessa cena do algoritmo, o volume. Antes você fazia 3 vídeos e eles distribuíam muito. Agora, faz os mesmos 3 e não sobem. Entretanto, se fizer 20, sobem uns 2 ou 3.
Coincidente os mesmos 2 ou 3 de antes do contrato. Pois é. Provavelmente, isso é o Kwai te dizendo que ele quer volume de postagem. Afinal, agora ele paga por seu conteúdo. Os produtores que conseguem ganhar nas condições de contrato são aqueles casos de pessoas que investem em volume de postagem. É claro que tem os que mantém o volume da época sem contrato e ganham, mas não é a regra. Conheço poucos.
O cara que fazia muito e depois segue fazendo muito não sofre muito com essas quedas, mas também percebe uma queda significativa de visualizações. O algoritmo é um monstro voraz que quer mais e mais conteúdo. Se você produz 3, ele quer 20. Mas se já produz 20, ele quer mais. Ele nunca vai ficar plenamente satisfeito.
Mas ainda resta uma questão: por que o Kwai só monetiza os vídeos até 7 dias após a postagem? Essa é simples de responder. Eles querem fluxo constante de conteúdo novo. Esse fluxo diário de conteúdo precisa ser alimentado. Anular a monetização de um conteúdo a partir de 7 dias é uma maneira de dizer: eu quero mais conteúdo fresquinho. Não quero mais entregar monte de conteúdo velho.
Meus queridos, essas plataformas trabalham com milhões de usuários e vivem de comprar a atenção das pessoas e vender como publicidade. Eles querem volume de conteúdo, variedade de temas em canais de diversos nichos e que esse material seja atualizado já que as coisas na internet envelhecem muito rápido.




Comentários